Abraçando a resiliência educacional: Uma análise retrospectiva do impacto do ensino remoto emergencial em alunos de programação na pandemia

Autores

  • Raul Benites Paradeda
  • Glaucia Melissa Medeiros Campos
  • Isaac de Lima Oliveira Filho
  • Heide Vanessa Souza Santos

Palavras-chave:

Emergency Remote Teaching (ERT), Programming Students, In-Pandemic Education, Educational Resilience, Technological Infrastructure

Resumo

Este estudo reflete sobre as experiências de 52 estudantes de programação durante o semestre de Ensino Remoto Emergencial (ERT) em uma universidade devido à pandemia de COVID-19. Os resultados revelam que a mudança súbita teve um impacto duradouro nos estados emocionais e nos níveis de motivação dos estudantes, destacando a influência persistente da TRE. O papel da infraestrutura tecnológica continua sendo um fator significativo, moldando a percepção dos estudantes sobre a ERT. O artigo oferece insights acionáveis para aprimorar métodos de ensino e estruturas de apoio. A pesquisa enfatiza a necessidade de considerar as dimensões emocional e motivacional ao orquestrar mudanças nos modos de entrega educacional. O estudo fornece insights valiosos para moldar ambientes de aprendizagem eficazes durante a recuperação contínua da pandemia.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-030

Publicado

2024-03-14

Como Citar

Paradeda, R. B., Campos, G. M. M., Filho, I. de L. O., & Santos, H. V. S. (2024). Abraçando a resiliência educacional: Uma análise retrospectiva do impacto do ensino remoto emergencial em alunos de programação na pandemia. Seven Editora, 404-425. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/3766