Aplicabilidade da inteligência artificial no processo de ensino e aprendizagem

Autores

  • Silvia Gomes Correia
  • Lucas Alves de Oliveira Lima
  • Eliana Maria da Silva Madeira Lourenço
  • Teodoro Antunes Gomes Filho
  • Rafael José de Melo
  • Ricardo da Silva Manca
  • Aryelton Medeiros dos Santos
  • Aline Vitória Nantes de Abreu
  • Evelym Cristina da Silva Coelho
  • José Leonardo Diniz de Melo Santos

Palavras-chave:

Chat GPT, Artificial intelligence, Teaching-Learning

Resumo

Este artigo científico tem como objetivo analisar a utilização da inteligência artificial Chat GPT como ferramenta de apoio pedagógico no processo de ensino-aprendizagem, por meio de uma revisão de literatura. A pesquisa visa entender como o Chat GPT pode ser utilizado para auxiliar o professor no processo de ensino e aprendizagem, considerando suas características, vantagens e desafios. A revisão de literatura realizada permitiu identificar que o Chat GPT pode ser utilizado para personalizar o processo de aprendizagem, adaptando o ritmo e o conteúdo de acordo com as necessidades individuais de cada aluno. O uso de chatbots e assistentes virtuais também permite a interação entre o aluno e o sistema de forma natural e intuitiva, o que pode aumentar o engajamento dos estudantes nas atividades. No entanto, é importante ressaltar que essas ferramentas não substituem o papel do professor, mas sim complementam seu trabalho, permitindo maior flexibilidade e personalização dos conteúdos e atividades.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-046

Publicado

2024-03-22

Como Citar

Correia, S. G., Lima, L. A. de O., Lourenço, E. M. da S. M., Filho, T. A. G., Melo, R. J. de, Manca, R. da S., Santos, A. M. dos, Abreu, A. V. N. de, Coelho, E. C. da S., & Santos, J. L. D. de M. (2024). Aplicabilidade da inteligência artificial no processo de ensino e aprendizagem. Seven Editora, 651-661. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/3906