O papel das forças de caráter na saúde mental dos professores: Contribuições da psicologia positiva

Autores

  • Rodney Querino Ferrereira da Costa
  • Priscila Bonato Galhardo
  • Luciana Maria Caetano
  • Maria Thereza Costa Coelho de Souza

Palavras-chave:

Mental health, Teachers, Positive Psychology, Character Strengths

Resumo

A saúde mental dos professores tem sido tema de importantes reflexões e discussões, uma vez que a falta de reconhecimento profissional, baixos salários, sobrecarga de funções, estão entre os fatores desencadeadores de adoecimento dos educadores. Para tanto, apresenta-se a Psicologia Positiva como fonte de estudos sobre as forças de caráter, que buscam, por meio de virtudes, a satisfação com a vida e o bem-estar. Logo, o objetivo deste capítulo é apresentar uma revisão narrativa de literatura sobre as relações entre as forças de caráter e a saúde mental do professor. As pesquisas encontradas mostraram que as forças de caráter podem ser recursos que auxiliam nos desafios da prática docente e nas relações de trabalho. Ademais, cultivar ou construir as forças de caráter pode aumentar os níveis de felicidade e bem-estar subjetivo, como diminuir e prevenir aspectos de desgaste físico e mental dos professores.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.001-056

Publicado

2024-03-22

Edição

Seção

Articles

Como Citar

Costa, R. Q. F. da, Galhardo, P. B., Caetano, L. M., & Souza, M. T. C. C. de. (2024). O papel das forças de caráter na saúde mental dos professores: Contribuições da psicologia positiva. Seven Editora, 710-731. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/3939