Transtorno do Espectro do Autista: A aplicabilidade do PEI nas escolas

Autores

  • Juçara Aguiar Guimarães Silva
  • Naiara Bonfim Aguiar
  • Jefferson da Silva Macedo Braga
  • Antônio Carlos Toledo Martins
  • Eliane Pereira Lopes
  • Jaquelina Aparecida de Oliveira
  • Talita Neves Silva
  • Luiz Marcelo Passos
  • Mona Liza Silva Cruz
  • Elanir Menezes Rodrigues

Palavras-chave:

Autism Spectrum Disorder, Individualized Educational Plan, Collaborative work

Resumo

Este artigo aborda a importância da implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI) para alunos com Transtorno do Espectro do Autista (TEA) em ambientes escolares. O PEI é um documento personalizado que descreve as necessidades educacionais específicas de um aluno com TEA e os serviços que a escola fornecerá para atender a essas necessidades buscando abordar sobre a elaboração eficaz de um PEI para alunos com TEA, levando em consideração suas dificuldades e potenciais. São abordadas estratégias para avaliação abrangente, estabelecimento de metas realistas e mensuráveis, adaptação do ambiente de aprendizado, implementação de técnicas de ensino especializadas e colaboração com profissionais especializados. Além disso, o artigo destaca a importância de uma abordagem centrada no aluno, que valorize suas habilidades individuais e promova seu pleno desenvolvimento, levando em conta suas necessidades específicas e a diversidade do espectro autista. A inclusão de atividades de interesse e motivação, o envolvimento da família e a promoção da conscientização são aspectos pontuados para garantir a eficácia do PEI. Por meio de estudos de caso, evidências científicas e experiências práticas, o artigo ressalta os benefícios do uso do PEI para alunos com TEA, ao mesmo tempo que explora desafios e possíveis soluções para sua implementação efetiva. Destaca-se a necessidade de uma abordagem flexível, centrada no aluno e comprometida com a promoção do sucesso educacional e bem-estar do aluno no ambiente escolar.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.007-017

Publicado

2024-03-25

Como Citar

Silva, J. A. G., Aguiar, N. B., Braga, J. da S. M., Martins, A. C. T., Lopes, E. P., Oliveira, J. A. de, Silva, T. N., Passos, L. M., Cruz, M. L. S., & Rodrigues, E. M. (2024). Transtorno do Espectro do Autista: A aplicabilidade do PEI nas escolas . Seven Editora, 205-211. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/3975