Desafios e possibilidades na educação em tempo integral: Uma revisão integrativa

Autores

  • Lucas Alves de Oliveira Lima
  • Claudimar Paes de Almeida
  • Samuel Soares de Souza Santos
  • Rodrigo dos Santos Cometti
  • José de Lourdes Soares Guida
  • Gustavo Perroni Gomes da Silva
  • Ana Cristina Gonçalves Teixeira Saraiva
  • Ivaneth da Mota Pereira dos Santos
  • Pablo Rogério Rosas Costa
  • Rosilany Maria Marques Pereira Stefanello

Palavras-chave:

Integral education, Education, School

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar os desafios e oportunidades que permeiam a educação integral. Para realizar esta pesquisa, adotou-se a metodologia de revisão integrativa, combinando dados de diferentes estudos sobre educação integral. Realizou-se um levantamento por meio de buscas sistemáticas no Google Acadêmico e Scielo, com critérios de inclusão restritos a artigos científicos publicados entre 2019 e 2023, em língua portuguesa. Foram excluídos outros tipos de estudos, como teses e relatórios, mantendo o foco na análise de artigos originais. As pesquisas revisadas revelam um panorama complexo sobre os desafios e perspectivas relacionados à implementação da educação integral em escolas públicas, destacando a insuficiência da simples ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola para garantir uma educação de qualidade. Nesse sentido, ressalta-se a necessidade de uma abordagem mais abrangente e holística, que considere não apenas aspectos estruturais e pedagógicos, mas também a integralidade do desenvolvimento humano, incluindo a importância da infraestrutura escolar adequada, da gestão comprometida e do envolvimento ativo da comunidade escolar. É enfatizada a urgência de uma reinvenção do contexto socioeducativo, menos focado em interesses econômicos e mais comprometido com os direitos humanos, promovendo uma abordagem pedagógica sensível às diferenças individuais e aos afetos. Ademais, reconhece-se a relevância da participação da comunidade escolar na construção de uma proposta pedagógica integrada, que valorize saberes escolares e populares, e da ampliação dos territórios educativos, por meio do envolvimento da comunidade, como elementos essenciais para a formação integral do indivíduo. Diante desses desafios e perspectivas, ressalta-se a necessidade de estudos e reflexões contínuas que subsidiem a formulação e implementação de políticas educacionais mais eficazes e inclusivas, requerendo um esforço conjunto de instituições educacionais, gestores, professores, alunos e comunidade para avançar em direção a uma educação verdadeiramente integral, capaz de promover o desenvolvimento pleno de cada indivíduo e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e solidária.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-056

Publicado

2024-04-08

Como Citar

Lima, L. A. de O., Almeida , C. P. de, Santos, S. S. de S., Cometti, R. dos S., Guida, J. de L. S., Silva, G. P. G. da, Saraiva, A. C. G. T., Santos, I. da M. P. dos, Costa, P. R. R., & Stefanello , R. M. M. P. (2024). Desafios e possibilidades na educação em tempo integral: Uma revisão integrativa. Seven Editora, 795-804. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/4074