Disciplina de Enfermagem Forense na graduação de Enfermagem: Vivências, estratégias didáticas e reflexões em uma cidade do interior de São Paulo

Autores

  • Rafael Braga Esteves
  • Lucilene Cardoso
  • Cristina Braga
  • Juliana Oliveira da Silva Musse
  • Taciane Oliveira
  • Luana Prado Figueredo
  • Maria José dos Reis
  • Monica Chaves
  • Aloisio Olimpio
  • Aline Cesário dos Santos Vitor Machado
  • Mayara Rodrigues da Silva
  • Léia Arruda Leite Araújo

Palavras-chave:

Forensic Nursing, Pedagogical Practices, Nursing Education, Innovative Teaching Strategies, Higher Education

Resumo

Este capítulo apresenta uma análise detalhada da implementação e dos resultados de uma disciplina optativa de Enfermagem Forense em um curso de bacharelado em enfermagem, situado em uma instituição de ensino superior no interior de São Paulo. Com o objetivo geral de refletir e compartilhar as experiências acumuladas, a pesquisa foca na aplicação de estratégias didáticas inovadoras, como simulação realística, aulas dialogadas, discussões em grupo, estudos de caso e atividades laboratoriais simuladas, para engajar os alunos e prepará-los para os desafios práticos e éticos encontrados na Enfermagem Forense. A metodologia qualitativa do tipo relato de experiência possibilitou a descrição e análise dessas práticas pedagógicas e a sua eficácia em contribuir para o aprimoramento da educação e prática profissional em Enfermagem Forense, destacando a importância da formação específica para o preparo dos profissionais diante das demandas forenses.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.006-008

Publicado

2024-04-19

Como Citar

Esteves, R. B., Cardoso, L., Braga, C., Musse, J. O. da S., Oliveira, T., Figueredo, L. P., Reis, M. J. dos, Chaves, M., Olimpio, A., Machado, A. C. dos S. V., Silva, M. R. da, & Araújo, L. A. L. (2024). Disciplina de Enfermagem Forense na graduação de Enfermagem: Vivências, estratégias didáticas e reflexões em uma cidade do interior de São Paulo. Seven Editora, 92-103. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/4196