Explorando elementos: O lúdico como aliado no ensino da Tabela Periódica

Autores

  • Thainar Lopes Lobo
  • Tainara Campos Vieira
  • Charles Alberto Brito Negrão
  • Waleria Magno Rodrigues
  • Vitória Caroline de Souza Martins
  • João Pedro dos Reis Lima
  • Marcos William Leão de Araújo
  • Samantha Siqueira Pantoja
  • Silvia Helena da Silva e Souza
  • Ewerton Carvalho de Souza
  • Antonio dos Santos Silva

Palavras-chave:

Teaching Methods, Didactic Games, Teaching-Learning

Resumo

O ensino de Química muitas vezes é tido como difícil e pouco atraente aos alunos, principalmente por tratar de muitos conceitos abstratos e que são trabalhados através de metodologias tradicionais de ensino que não colocam os alunos como sujeitos de suas aprendizagens. Este trabalho explora a potencial transformação do ambiente de aprendizado e o aumento da qualidade da educação ao incorporar a ludicidade, por meio de jogos educativos e simulações interativas no ensino de Química, especialmente a Tabela Periódica. A abordagem promove uma compreensão prática e contextualizada, conectando conceitos abstratos a situações cotidianas e torna a aprendizagem prazerosa. Essa mudança pedagógica contribui para formar estudantes com uma mentalidade científica e curiosa. O presente trabalho apresenta o jogo intitulado como "Elementar: A Guerra dos Clãs Atômicos", que vem a ser um jogo de cartas inspirado em RPG, destinado a familiarizar os estudantes com os elementos químicos usando a Tabela Periódica. A elaboração cuidadosa das cartas, utilizando materiais de baixo custo e recursos computacionais, destaca a importância da criatividade e da colaboração interdisciplinar na educação, contribuindo para uma educação mais sólida e significativa.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-013

Publicado

2024-05-14

Edição

Seção

Articles

Como Citar

Lobo, T. L., Vieira, T. C., Negrão, C. A. B., Rodrigues, W. M., Martins , V. C. de S., Lima, J. P. dos R., Araújo, M. W. L. de, Pantoja, S. S., Souza, S. H. da S. e, Souza, E. C. de, & Silva, A. dos S. (2024). Explorando elementos: O lúdico como aliado no ensino da Tabela Periódica . Seven Editora, 173-185. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/4409