Uma sequência didática de ciências baseada no ensino por investigação no 9° ano do Ensino Fundamental usando o Scratch
Palavras-chave:
Teaching, Science, Interdisciplinarity, Programming language, Chemical elementsResumo
A pesquisa em questão é referente a uma Sequência Didática Investigativa aplicada no ensino de Ciências para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, como parte de uma dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática- PPGECM, pela Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT/Barra do Bugres. O estudo teve como objetivo compreender as contribuições do uso do Software Scratch no ensino do cálculo da massa atômica para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e envolveu 13 alunos de uma escola pública do interior do Estado de Mato Grosso. A sequência didática de ciências foi desenvolvida ao longo de seis encontros (14h), que constituíram em etapas de exploração teórica dos conceitos de Química, seguida da utilização do Software Scratch para a construção da Tabela Periódica Interativa, abrangendo conceitos de Química, Matemática e programação em bloco. Durante essa abordagem interdisciplinar, os alunos puderam compreender e explorar as propriedades dos elementos químicos, bem como, calcular a massa atômica e no final da realização da Sequência Didática, foi realizada uma avaliação qualitativa dos resultados alcançados, por meio de observação, registro em diário de campo, análise de relatórios e questionários. Os resultados destacaram a importância da interdisciplinaridade no ensino, despertando o interesse dos alunos por meio da construção da Tabela Periódica Interativa no Software Scratch. Isso mostrou-se uma estratégia pedagógica eficaz para mediar o ensino do cálculo da massa atômica, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades dos alunos e aprimorando o processo de ensino.
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Copyright (c) 2024 Rosangela Lucia Strieder, Marcela Zoratti de Souza, Miriam de Lima Hellmann, José Wilson Pires Carvalho

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