O processo de alfabetização das crianças nos anos iniciais de escolaridade
Palavras-chave:
Literacy, Writing hypotheses, Teacher mediationResumo
Este artigo tem como objetivo analisar sobre como as crianças constroem seus pensamentos enquanto se alfabetizam, apresentando as discussões das obras de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, Ana Smolka e Magda Soares. Ferreiro em suas obras nos apresenta as hipóteses de escrita que são construídas pelas crianças em fase de alfabetização. Estas hipóteses de escrita são elaboradas pelas crianças enquanto percorrem pelo caminho da aquisição da leitura/ escrita, até chegarem ao domínio de funcionamento da língua materna. A criança necessita das intervenções e mediação de sua professora durante essa etapa inicial de alfabetização de leitura e escrita de sua língua, enquanto a criança adquire conhecimentos e se torna leitora letrada na língua portuguesa brasileira. Esse artigo tem o interesse de dissertar sobre como os professores alfabetizadores dos anos de escolaridades iniciais vêm compreendendo sobre a elaboração de hipóteses de escrita das crianças, durante essa vivência escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Auriceli de Lima Suzano

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.