Promoção de saúde: Um olhar a partir do programa Saúde na Escola
Palavras-chave:
Well-being, Public Policy, Education, School CommunityResumo
A Organização Mundial da Saúde (OMS, 2006), define a saúde como sendo um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades. Enquanto o Sistema Único de Saúde - SUS, destaca que saúde não significa simplesmente ausência de doença, mas sim, é o resultado das condições de vida, da alimentação em quantidade e qualidade adequadas, do saneamento básico, moradia digna, emprego, renda, acesso aos serviços de educação, cultura, saúde, lazer, e tudo que possa proporcionar um bem-estar. Neste estudo tem-se com objetivo avaliar o Programa Saúde na Escola (PSE) bem como analisar a sua contribuição na perspectiva da promoção da saúde e qualidade de vida dos alunos, apresentando como questão norteadora a relação entre o Programa Saúde na Escola e a promoção da saúde. Trata-se de uma pesquisa teórica de caráter bibliográfico e documental, considerando as ideias de diversos autores em estudos realizados sobre o Programa Saúde na Escola (PSE) como política pública para promoção da saúde, evidenciada também, através da consulta aos referenciais publicados pelo Ministério da Saúde e da Educação. Esses estrudos mostram realmente existir contribuições efetivas do Programa Saúde na Escola – PSE para a promoção da saúde no meio educacional, visto que esse Programa exerce um papel importante na promoção da saúde, por meio de contribuições que melhoram a qualidade de vida da comunidade escolar. Além de fornecer subsídios para a formulação precoce do diagnóstico das fragilidades apresentadas e implementar ações de promoção à saúde e prevenção de doenças de forma mais eficazes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rosa Cruz Macedo, Maria Francimar Teles de Souza, Francisco Francinete Leite Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.