ATLAS.ti@ na pesquisa qualitativa: Ampliando horizontes na análise da história oral
Palavras-chave:
ATLAS.ti, Qualitative research, Oral history, Thematic analysis, Education, SoftwareResumo
Este artigo tem por objetivo explorar a importância do software ATLAS.ti® como ferramenta essencial no âmbito da pesquisa qualitativa, especificamente em estudos de história oral voltados à análise temática. Destaca-se a funcionalidade do ATLAS.ti® na coleta, organização e análise de dados qualitativos, ilustrando sua eficácia por meio de um caso prático. O foco recai sobre a maneira pela qual o software contribui significativamente para a preservação da integridade dos dados narrativos e a promoção da geração de conhecimento científico. A metodologia empregada para a coleta e análise de narrativas pessoais se apoia fortemente no uso do ATLAS.ti®, que está alinhado com as técnicas de História Oral de Holanda e Meihy (2015). Este software não apenas simplifica a organização e categorização dos dados através da codificação de temas conforme Braun e Clarke (2006), mas também melhora a análise de entrevistas com precisão detalhada. Ele permite a criação e sincronização de redes de códigos, melhorando a visualização das conexões entre temas e auxiliando na descoberta de percepções e conexões importantes. Além disso, suas funcionalidades incluem análises linguísticas e a sincronização de transcrições textuais com arquivos audiovisuais, enriquecendo a pesquisa com nuances paralinguísticas. Apesar de uma curva de aprendizado inicial, as capacidades do ATLAS.ti® são essenciais para uma pesquisa qualitativa sistemática e detalhada, evidenciadas pelos resultados preliminares que destacam sua eficácia em capturar conexões profundas e a importância de colaboração com assistentes de pesquisa qualificados para maximizar os benefícios do software.
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