Ferramenta OKR aplicada ao agronegócio: Um estudo de caso
Palavras-chave:
Planning, Goals, Strategy, OKR, AgribusinessResumo
Este trabalho foca na aplicação da ferramenta OKR (Objectives and Key Results) no contexto do agronegócio, uma área tradicionalmente regida por metodologias de gestão mais convencionais. O objetivo deste trabalho é identificar a contribuição da ferramenta OKR para os resultados estratégicos da referida empresa. Para atingir esse objetivo realizou-se um estudo de caso em uma empresa específica do setor. Como procedimento de coleta de dados realizou-se uma revisão documental coletando informações quantitativas e qualitativas nos relatórios internos da empresa. O resultado sugere que, mantendo o ritmo e o planejamento estabelecidos para o ano de 2023, a meta de faturar 1 milhão de toneladas - que é a métrica principal para avaliar o sucesso da companhia - deverá ser atingida. Essa projeção é respaldada pelos resultados já obtidos: até o mês de agosto, a empresa faturou 257.538 toneladas, um número que está em conformidade com as previsões mensais estabelecidas para o ano inteiro, visto que no agronegócio temos uma sazonalidade para compra de insumos, centralizando as vendas nos meses de setembro e outubro onde ocorrem as safras de algumas culturas. Dessa forma, os OKRs emergem como uma ferramenta valiosa para o setor de agronegócio. O estudo sugere que, para maximizar os benefícios do OKR no agronegócio, é fundamental considerar as especificidades do setor na hora de estabelecer objetivos e resultados-chave.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vitor Antônio Silva Carmo, Renes Rossi Pinheiro, Samia Mercado Alvarenga, Ani Caroline Grigion Potrich

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.