Planejamento participativo e a nova ATER/ATES: Uma avaliação dos desafios de implantação
Palavras-chave:
Agrarian Reform, Peri-urban Settlements, Participatory Planning, Institutional Economics, Bloomington School, Discourse EthicsResumo
O artigo submete nossas reflexões sobre os desafios do planejamento participativo e da gestão coletiva dos serviços de ATER/ATES em assentamentos de reforma agrária. O arcabouço conceitual da Escola de Bloomington, de economia institucional, é empregado para interpretar esses desafios como problemas de governança policêntrica e ação coletiva para a provisão de bens públicos e gestão de recursos de propriedade comum. A crítica habermasiana quanto aos limites da concepção de racionalidade instrumental é incorporada à análise para ampliar o entendimento dos modos diversos de engajamento nos processos dialógicos de participação. Tendo por base um esquema integrador das duas abordagens e resultados de pesquisas anteriores, o artigo conclui afirmando a impossibilidade de substituir a disposição interna a cooperar por esquemas de engenharia institucional e incentivos externos.
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