Bingo químico: Uma abordagem lúdica para o ensino da Tabela Periódica

Autores

  • Caique Douglas Pantoja Gomes
  • Charles Alberto Brito Negão
  • Matheus Ramon Blanco Camarão
  • Leonardo Moraes Amorim
  • Heloiza Verena Alves Pinheiro
  • Alfredo Gabryel Bastos de Abreu
  • Andressa de Paula Amaral Sanches
  • Lázaro de Lima Pantoja Neto
  • Ewerton Carvalho de Souza
  • Antonio dos Santos Silva

Palavras-chave:

Learning, Playful activity, Basic chemistry

Resumo

Jogos educacionais desempenham atualmente um papel muito importante na educação, oferecendo uma abordagem inovadora para o aprendizado, facilitando a fixação de conhecimento. Diante disto, buscou-se, através do presente trabalho, avaliar a aceitabilidade da utilização de jogos para o ensino da química na graduação (curso de farmácia), mais especificamente, o ensino da tabela periódica. Para a análise, utilizou-se de um jogo do tipo bingo, o qual foi aplicado e depois avaliado através de um questionário. Como resultado, se obteve uma média de nota atribuída ao jogo de 9,7, e respostas positivas para as demais questões em 100%. Assim, comprova-se boas perspectivas desta metodologia pelos alunos e sua eficácia e eficiência na prática pedagógica.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.015-009

Publicado

2024-07-31

Como Citar

Gomes, C. D. P., Negão, C. A. B., Camarão, M. R. B., Amorim, L. M., Pinheiro , H. V. A., de Abreu, A. G. B., Sanches, A. de P. A., Neto, L. de L. P., de Souza, E. C., & Silva, A. dos S. (2024). Bingo químico: Uma abordagem lúdica para o ensino da Tabela Periódica. Seven Editora, 147-159. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/5175