Análise de desempenho dos estudantes mediante modelo intuicionista Fuzzy

Autores

  • Pedro Henrique Alves Barros
  • Regina Serrão Lanzillotti

Palavras-chave:

Conjunto Fuzzy, Conjuntos Fuzzy Intuicionista, Similaridade, Aprendizado Funcional, Ponderador Adaptativo Fuzzy para cenários de Avaliação

Resumo

Na Rede Pública de Ensino, o docente de Matemática do 6º ao 9º ano, depara-se com o abismo entre o planejamento pedagógico e o aprendizado. As avaliações acrescidas de bônus por atividades complementares podem ser consideradas excessos extraclasse, pois geram resultados irreais para o sistema de ensino. A modelagem Fuzzy Intuicionista permite reconhecer padrões para avaliação da aprendizagem com uso de graus de pertinência e não pertinência em função dos resultados das três aferições obrigatórias no curso. A avaliação personalizada teria maior coerência com o perfil do aluno, combatendo o desestímulo gerado ao ‘‘fracasso escolar’’, sugere-se avaliações formativas, possíveis de fornecer ao estudante maior feedback, direcionando-o ao conhecimento estruturado. Torna-se vital ajudar um professor a se sentir bem consigo mesmo e com seu desempenho, não sendo minimizado o equilíbrio emocional e resiliência psicológica para conviver com o estresse gerado pelas atuais condições prediais e educacionais, evitando os efeitos psicossomáticos. Neste domínio torna-se fundamental que os processos pedagógicos estejam em posição adequada para contribuir ao aprendizado funcional, ou seja, as habilidades (atividades) que englobam o autocuidado, hábitos de higiene, frequência escolar, compromisso com as tarefas e o convívio interpessoal.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.015-018

Publicado

2024-08-07

Como Citar

Barros, P. H. A., & Lanzillotti, R. S. (2024). Análise de desempenho dos estudantes mediante modelo intuicionista Fuzzy. Seven Editora, 277-288. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/5232