Relação existente entre a psicologia e a pedagogia: Teoria histórico-cultural do desenvolvimento

Autores

  • Kátia Rodrigues Montalvão Paias

Palavras-chave:

Periodização do desenvolvimento, Escola de Vigotski, Pedagogia, Psicologia Escolar

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar a concepção de desenvolvimento da Escola de Vigotski, através da vertente da periodização do desenvolvimento infantil em uma perspectiva histórico- -dialética, com o intuito de derivar implicações para a ação pedagógica. E responder a problemática, a periodização do desenvolvimento psíquico à luz da escola de Vigotski pode corroborar com o processo de ensino e aprendizagem? Também aborda a atuação do psicólogo dentro do ambiente escolar como um profissional capaz de auxiliar os professores, alunos pais, comunidade e demais profissionais. A escola é fundamental para a formação das crianças e das jovens, porque é na escola que os educandos socializam experiências e conhecimentos para a vida.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.020-009

Downloads

Publicado

2024-08-20

Como Citar

Paias, K. R. M. (2024). Relação existente entre a psicologia e a pedagogia: Teoria histórico-cultural do desenvolvimento. Seven Editora, 125-134. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/5359