Fatores abióticos e o crescimento de cianobactérias em reservatórios de águas superficiais no estado de Pernambuco

Autores

  • Andreia Souza Regis
  • Ronaldo Faustino da Silva
  • Fabio Henrique Portella Corrêa de Oliveira
  • Eduardo José Alécio de Oliveira

Palavras-chave:

Phytoplankton, Limnology, Water quality, Dam

Resumo

Objetivo: Analisar a relação entre fatores físico-químicos e abióticos climáticos em relação à ocorrência de gêneros de cianobactérias em reservatórios de água superficial utilizados para abastecimento público no estado de Pernambuco.

Revisão da Literatura: São apresentadas informações sobre cianobactérias e as consequências do lançamento de efluentes não tratados na eutrofização de águas superficiais com efeitos no crescimento de cianobactérias e consequências para organismos aquáticos e humanos e clima em regiões de Pernambuco onde estão localizados reservatórios de água,

Método: Abordagem quali-quantitativa descritiva e exploratória para a análise de variáveis abióticas (pH, CE., Turbidez, Cor, Cálcio, Magnésio, Cloretos, Sulfato, Nitrogênio, Fosfato, Alcalinidade, Dureza, Ferro, Manganês, Alumínio e chuva) e bióticas (densidade de Cianobactérias), coletadas da Companhia de Saneamento de Pernambuco — COMPESA. As amostras foram provenientes de reservatórios eutróficos de água doce em Pernambuco coletadas entre 2010 e 2020.

Resultados e Discussão: O gênero de cianobactéria mais frequente foi Raphidiopsis/Cylindrospermopsis, encontrado em abundância em todos os reservatórios, onde o aumento de cor, turbidez e pH foram positivamente correlacionados com a presença de Microcystis e Raphidiopsis/Cylindrospermopsis, e negativamente com o aumento da tenacidade. Também foi observada uma correlação positiva entre a dureza e o aumento da densidade de Planktorhrix.

Implicações da pesquisa: Gerar diretrizes para o abastecimento de água potável apresentando ferramentas para a compreensão das condições abióticas que influenciam o crescimento de cianobactérias, a fim de delinear estratégias de controle ou serviços, 'mitigação em ETAs.

Originalidade/Valor: Gerar informações úteis na avaliação de parâmetros abióticos e densidade de cianobactérias, observados durante um longo período (10 anos), mostrando correlações positivas/negativas em águas superficiais utilizadas para consumo humano.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.026-040

Publicado

2024-09-16

Como Citar

Regis, A. S., da Silva, R. F., de Oliveira, F. H. P. C., & de Oliveira, E. J. A. (2024). Fatores abióticos e o crescimento de cianobactérias em reservatórios de águas superficiais no estado de Pernambuco. Seven Editora, 610-624. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/5616