EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E NEUROCIÊNCIA COGNITIVA: INTERFACES REVELADAS PELOS PESQUISADORES DO LABORATÓRIO CANADENSE ENGRAMMETRON (EDUCATIONAL NEUROSCIENCE AND MIXED RESEARCH LABORATORY)

Autores

  • Joelma Iamac Nomura

Palavras-chave:

Mathematics Education, Educational Neuroscience, Cognitive Neuroscience, Mind-Brain-Behavior Relationship, ENGRAMMETRON

Resumo

Este estudo tem como proposta evidenciar as interfaces entre e Educação Matemática e a Neurociência Cognitiva revelada pelo grupo de pesquisa canadense do laboratório ENGRAMMETRON (Educational Neuroscience and mixed research laboratory) da Simon Fraser University a partir de alguns aspectos e resultados alcançados pelo grupo. De acordo com o grupo canadense, a Neurociência Cognitiva busca evidenciar o papel dos mecanismos neurofisiológicos subjacentes às funções cognitivas e identificar os mecanismos mente-cérebro que nos possibilitem a elaboração de novas estratégias de ensino e de aprendizagem. Dessa maneira, busco destacar as principais ideias apontadas pelo grupo no contexto da Educação Matemática e da Neurociência Cognitiva. Saliento que o enfoque será dado, prioritariamente, na perspectiva do educador matemático e, num segundo enfoque, na do neurocientista, valorizando o contexto interdisciplinar e multidisciplinar de ensino e de aprendizagem.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.027-006

Publicado

2024-09-26

Como Citar

Nomura, J. I. (2024). EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E NEUROCIÊNCIA COGNITIVA: INTERFACES REVELADAS PELOS PESQUISADORES DO LABORATÓRIO CANADENSE ENGRAMMETRON (EDUCATIONAL NEUROSCIENCE AND MIXED RESEARCH LABORATORY). Seven Editora, 80-88. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/5707