DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA ERA DA PÓS-VERDADE: REFLEXÕES SOBRE FAKE NEWS E EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Post-truth, Fake News, Critical Education, Reflective Teaching Practice, Teacher TrainingResumo
Este estudo discute os desafios enfrentados pela educação na Era da Pós-Verdade e das fake news, onde a disseminação de informações falsas e a relativização da verdade impactam diretamente a prática docente. O conceito de Pós-Verdade, caracterizado pela prevalência de crenças pessoais sobre fatos objetivos, desafia o papel tradicional do professor como mediador do conhecimento. A partir da teoria da complexidade de Edgar Morin e da Pesquisa Narrativa de Clandinin e Connelly, este estudo argumenta que a adoção de uma postura reflexiva é essencial para que os professores enfrentem os desafios impostos pela desinformação. Metodologias, como a Análise Textual Discursiva e a Pesquisa Narrativa, são propostas como ferramentas eficazes no sentido de desenvolver uma educação crítica. O texto também discute ainda a necessidade de reformular a formação docente e de integrar políticas públicas que promovam o pensamento crítico e a alfabetização digital, preparando os professores para lidar com as novas dinâmicas informacionais da sociedade contemporânea.
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