PRÁTICAS DOCENTES COLABORATIVAS: UMA ANÁLISE À LUZ DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
Palavras-chave:
Historical-cultural, Deafness, Field, ApprenticeshipResumo
Este artigo inicialmente publicado na revista Contribuciones a Las Ciencias Sociales, aborda a inclusão escolar sob a ótica da Teoria Histórico-Cultural de Lev Vygotsky, em busca de oferecer subsídios teóricos para a compreensão da relação entre aprendizagem e o desenvolvimento da linguagem ao relacionar as interlocuções com uma prática pedagógica na escola pública capixaba. Destaca a Conferência Mundial de Educação para Todos, que defende a inclusão escolar, e as medidas legais, como a Lei nº 10.436/02, que objetiva garantir a todos o acesso e participação escolar. A pesquisa, realizada através da metodologia participativa, relata a experiência com uma estudante surda e sua turma multisseirada, em uma escola de assentamento, localizada no estado do Espírito Santo, Brasil. Evidencia a importância do trabalho colaborativo entre professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), do ensino regular e intérprete de Libras para promover o desenvolvimento psíquico dos estudantes em significar o cultural e o social. Reafirma a relevância da escola como espaço de aprendizado e mediação no processo de hominização.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.031-062
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Lucila Ribeiro Dantas Fagundes, Andrea Brandão Locatelli, Débora Brumatti Coutinho Messias, Eloisa dos Santos Rosa, Fabiana Ferreira Pinheiro, Fernanda da Silva Viana, Mariana dos Santos Albuquerque, Simone Santos Lopes Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.