A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DECOLONIAL: PROPOSTAS CURRICULARES DE PEDAGOGIA NA ABYA YALA

Autores

  • Henri Luiz Fuchs
  • João Alberto Steffen Munsberg

Palavras-chave:

Pedagogy, Teacher training, Pedagogical proposal, Curriculum, Decoloniality

Resumo

A formação docente é um tema complexo e desafiador. Os currículos decoloniais tornam-se objeto de pesquisa, como forma de resistência epistemológica e cultural, em sociedades colonizadas que reproduzem princípios e valores estranhos à vida comunitária e à cultura de povos originários. Com o objetivo de apresentar, descrever e refletir sobre experiências de currículos de formação docente em cursos de Pedagogia, o texto organiza e sistematiza, baseado em documentos e dados disponíveis em sítios eletrônicos, propostas curriculares produzidas na Abya Yala. Concluímos que há possibilidades de construir currículos decoloniais para a formação de professores.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.031-080

 

Publicado

2024-11-22

Como Citar

Fuchs , H. L., & Munsberg, J. A. S. (2024). A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DECOLONIAL: PROPOSTAS CURRICULARES DE PEDAGOGIA NA ABYA YALA. Seven Editora, 1328-1341. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/6064