O MATERIAL DOURADO E O ENSINO DA ADIÇÃO E DA SUBTRAÇÃO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DOS LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • Marcia Cristina Gatto
  • Fabrício Soares
  • Helenara Machado de Souza

Palavras-chave:

Golden Material, Addition, Subtraction, First Year

Resumo

Reconhecido por professores que ensinam Matemática e por teóricos que estudam sobre o uso de materiais manipuláveis nos processos de ensino e de aprendizagem referentes a esta área do conhecimento na Educação Básica, o Material Dourado representa um importante recurso pedagógico. Partindo deste entendimento, buscou-se responder ao seguinte questionamento: Como os livros disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2019, abordam o uso do Material Dourado como recurso pedagógico nos processos de ensino e de aprendizagem do conceito de adição e subtração no Primeiro Ano do Ensino Fundamental? Para tal realizou-se uma pesquisa bibliográfica, tendo como objeto do estudo 12 (doze) livros didáticos selecionados pelo PNLD 2019 e como instrumento de coleta de dados uma ficha, que possibilitou identificar nas obras analisadas elementos referentes ao tema deste estudo. Com o desenvolvimento desta pesquisa foi possível constatar que nem todos os livros didáticos analisados trazem o Material Dourado como uma proposta de recurso para o ensino de adição e subtração, mas isso não significa que estas obras não considerem relevante o uso de materiais manipuláveis neste processo, visto que outros materiais são indicados.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.033-013

 

Publicado

2024-12-03

Como Citar

Gatto, M. C., Soares, F., & de Souza, H. M. (2024). O MATERIAL DOURADO E O ENSINO DA ADIÇÃO E DA SUBTRAÇÃO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DOS LIVROS DIDÁTICOS . Seven Editora, 167-184. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/6149