PRIVAÇÃO DO SONO E SAÚDE DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Palavras-chave:
Sleep quality, Teacher stress, Quality of life at work, Mental disorderResumo
Este estudo investiga a relação entre a qualidade do sono e o bem-estar de professores da rede pública. Diversos fatores, como ambiente de trabalho, estresse e condições pessoais, afetam diretamente a saúde dos docentes, sendo o sono um aspecto central para o equilíbrio físico e mental. O estudo revela que professores com melhor qualidade de sono tendem a apresentar maior percepção de qualidade de vida (QV) e qualidade de vida no trabalho (QVT), enquanto aqueles com sono ruim demonstram prejuízos em ambos os aspectos. A privação do sono afeta diversos aspectos da saúde, aumentando a vulnerabilidade a doenças, como transtornos mentais e cardiovasculares, além de prejudicar o desempenho e adaptação física. O estudo, conduzido em Passo Fundo – RS, utilizou análise de regressão logística, mostrando que o estresse eleva em 3,32 vezes as chances de sono ruim entre os docentes. Além disso, aqueles que reportaram boa saúde têm maior probabilidade de manter um sono de qualidade. A pesquisa reforça a necessidade de políticas educacionais para reduzir o estresse docente, promovendo a saúde integral desses profissionais que desempenham papel essencial na formação da sociedade.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-044
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