PRÁTICA DOCENTE E LUDICIDADE: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Educação Infantil, Ludicidade, Prática docenteResumo
Neste artigo reflete-se sobre prática docente e ludicidade tendo como foco as ações pedagógicas utilizadas para a socialização e aprendizagem das crianças em um centro de educação infantil. O tema em estudo visa destacar a importância do lúdico em um centro de educação infantil especificamente no primeiro e segundo períodos deste nível de educação. Nosso interesse sobre a temática consiste em questionar como as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores nesta fase da educação tem contribuído com a aprendizagem significativa das crianças. Assim, o nosso objetivo foi analisar como os professores utilizam a ludicidade em suas práticas docentes como ferramentas pedagógicas. A prática pedagógica por meio da ludicidade é uma ação dinâmica em constante movimento exigindo planejamento para garantir a realização das intencionalidades propostas. Este estudo é de natureza qualitativa, sendo os sujeitos da pesquisa, 10 professores de um centro de Educação Infantil de Lagoa Grande do Maranhão. Foram aplicados questionários abertos e os resultados revelaram que a prática pedagógica por meio da ludicidade é indispensável para potencializar o trabalho docente e permitir o desenvolvimento integral da criança de forma prazerosa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Isabel Pereira de Oliveira, Iracy de Sousa Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.