GERAÇÃO DE SCREENAGERS E A EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Aurisélia Rocha Azevedo
  • Cícera Helena Araújo Salvador
  • Conceição Elislândia de Sá Brito
  • Francisco Kennedy Linhares Ximenes
  • Ione Deyne Fernandes de Aguiar
  • Jane Meire de Freitas dos Santos de Queiroz
  • José Ribamar Muniz Feitosa
  • Wagner Bento da Silva

Palavras-chave:

Screenagers, Tecnologias, Educação

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica, em fontes confiáveis, para responder ao objetivo de analisar os desafios e as possibilidades que a educação enfrenta na atualidade, ao se deparar com uma geração imersa no mundo digital. Os screenagers como são chamados, precisam ser educados, desenvolverem competências e habilidades sociais, emocionais e também cognitivas. Como a escola pode se organizar para atender esses jovens? O paper desenvolve-se em subtítulos que vão ajudando a entender a relação dessa geração com o universo escolar: como se dá o seu percurso escolar e quais os maiores desafios para professores e escolas, sempre ancorados em estudos já realizados por autores como Kenski, Moran, Camargo e Daros, entre outros. Percebe-se a guisa de conclusão que a escola precisa desenvolver uma abordagem flexível e centrada no aluno, abraçando a tecnologia como ferramenta, mas mantendo o foco nas habilidades sociais, emocionais e cognitivas dos alunos.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-145

Publicado

2025-01-07

Como Citar

Azevedo, A. R., Salvador, C. H. A., de Sá Brito, C. E., Ximenes, F. K. L., de Aguiar, I. D. F., de Queiroz, J. M. de F. dos S., Feitosa, J. R. M., & da Silva, W. B. (2025). GERAÇÃO DE SCREENAGERS E A EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Seven Editora, 2313-2320. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/6351