Caminhos para tornar visível o quotidiano e a aprendizagem da criança

Autores/as

  • Nuno Maurício Pires Gonçalves

Palabras clave:

Documentação Pedagógica, Observação, escuta, Registo, Educação de Infância

Resumen

Na construção da prática diária do Educador de Infância, o envolvimento da criança, da sua agência, a participação são "valores ativos" na construção de cenários e histórias de aprendizagem. De forma silenciosa e invisível...

Ouvir, sentir, incluir, são os princípios fundamentais da implicação da criança na definição das estratégias pedagógicas mais adequadas. Um profissional atento, disponível, intricado e reflexivo saberá escutar e estar atento ao que "não é dito", "não é mostrado", não é...visível.

Porque o segredo, como diz a Raposa ao principezinho, é que o essencial é invisível aos olhos.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-101

Publicado

2023-03-31

Cómo citar

Gonçalves, N. M. P. (2023). Caminhos para tornar visível o quotidiano e a aprendizagem da criança. Seven Editora, 1602-1617. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/664