OS EFEITOS DO USO DA REALIDADE VIRTUAL NA REABILITAÇÃO DE PACIENTES NEUROLOGICOS COM DEFICIT MOTOR
Palavras-chave:
Realidade Virtual, Função Motora, Equilibrio PosturalResumo
O uso da Realidade Virtual (RV) está amplamente disseminado na área da saúde, melhorando o prognóstico de muitas patologias, esta ferramenta é capaz de criar ambientes que promovem a reabilitação e recuperação das funções motoras e cognitivas. Este trabalho propõe analisar o uso da RV na reabilitação motora e do equilíbrio postural de pacientes neurológicos que apresentam déficit motor. Trata-se de uma revisão bibliográfica sistemática qualitativa, utilizando as bases de dados SciELO (Scientific Electronic Library Online) e Research Gate, no período compreendido entre Agosto e Setembro de 2024. A análise de diversas ferramentas e ambientes envolvendo a RV e utilizados no tratamento das patologias como Doença de Parkinson (DP), Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Paralisia Cerebral (PC), o qual observa-se danos neurológicos com alteração no movimento e no equilíbrio postural, apresentou-se válida na recuperação e promoção do equilíbrio e controle postural mediante estimulo das respostas musculares e neurológicas. Os mesmos, simulam realidades em ambientes controlados reduzindo os riscos e motivando a realização dos exercícios. Entre os consoles mais utilizados estão o XBOX 360 Kinect e o Nintendo Wii, ambos apresentando custo/benefício satisfatório para uso por diversos profissionais e clínicas de reabilitação especializadas. Percebe-se então que o uso da RV se apresenta como ferramenta inovadora e revolucionária estimulando seu uso na reabilitação clínica e a elaboração de protocolos de tratamento cada vez mais específicos para cada patologia e condições neurológicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Clara Vidal de Assis, Maiara Bernardes Marques , Sergio Luiz da Rocha Gomes Filho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.