ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA OBSERVAÇÃO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ebenezer Santos da Silva
  • Antônia Soares de Oliveira
  • Carolinna Martins Ferreira
  • Golda Myer Sousa Reis Aguiar
  • João Batista Marter Pinheiro Carvalho
  • Maria do Livramento da Silva Santos
  • Maria da Piedade Urbano Amorim Alves
  • Raimunda Sousa dos Santos
  • Suenir Araujo Aguiar
  • Wylma Conceição de Jesus

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Educação a Distância

Resumo

A alfabetização e o letramento são processos fundamentais para a formação do indivíduo na sociedade. Com os avanços tecnológicos e a necessidade de adaptação a diferentes contextos, a modalidade assíncrona surge como alternativa viável para a promoção do ensino da leitura e da escrita. Este estudo tem como objetivo discutir a alfabetização e o letramento de forma assíncrona, analisando os desafios, estratégias e possibilidades dessa abordagem. A pesquisa baseia-se em autores brasileiros que discutem esses temas, como Magda Soares e Emília Ferreiro, enfatizando a importância de práticas pedagógicas inovadoras que garantam uma aprendizagem significativa. Conclui-se que, apesar dos desafios, a alfabetização e o letramento assíncronos podem ser eficazes quando há planejamento adequado, uso de tecnologias interativas e suporte aos alunos.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.011-025

Publicado

2025-04-02

Como Citar

da Silva, E. S., de Oliveira, A. S., Ferreira, C. M., Aguiar, G. M. S. R., Carvalho, J. B. M. P., Santos, M. do L. da S., Alves, M. da P. U. A., dos Santos, R. S., Aguiar, S. A., & de Jesus, W. C. (2025). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA OBSERVAÇÃO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Seven Editora, 430-440. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/6881