LÓGICA POR MEIO DA ROBÓTICA PARA DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Kauê Richardy Santos de Lima
  • Carlos Henrique Xavier da Silva
  • Francisco Cassimiro Neto

Palavras-chave:

Robótica, Educação, Aprendizagem, Ensino

Resumo

Com o avanço da tecnologia, os dispositivos elétricos e os robôs tornaram-se elementos fundamentais na vida cotidiana e em diversos setores da sociedade. Desde a criação do “Unimate”, o primeiro robô industrial, a robótica tem mostrado seu potencial em transformar ambientes, automatizar tarefas e otimizar processos. Atualmente, sua presença se estende a contextos domésticos, comerciais e educacionais, com destaque para o uso da robótica como ferramenta pedagógica. A inserção dessa tecnologia no ambiente escolar pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, estimulando o raciocínio lógico, o pensamento computacional e o aprendizado interdisciplinar. Diante de indicadores preocupantes, como os baixos resultados do município de Santa Rita (PB) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), torna-se necessário buscar metodologias inovadoras. A robótica educacional, nesse contexto, surge como uma alternativa viável para promover inclusão digital, melhorar a qualidade do ensino e preparar os estudantes para o mercado de trabalho contemporâneo.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.011-033 

Publicado

2025-04-07

Como Citar

de Lima, K. R. S., da Silva, C. H. X., & Cassimiro Neto, F. (2025). LÓGICA POR MEIO DA ROBÓTICA PARA DESENVOLVIMENTO. Seven Editora, 573-579. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/6896