AUTISMO NA INFÂNCIA: CONSTRUINDO UM CAMINHO DE INCLUSÃO POR MEIO DA INTERVENÇÃO PRECOCE

Autores

  • Anna Paulla de Carvalho do Nascimento Castro

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Educação Inclusiva, Intervenção precoce, Avaliação Multidisciplinar, Políticas Públicas

Resumo

Objetivo: Discutir os principais aspectos relacionados à inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com foco em estratégias de intervenção precoce e formação de professores.

Métodos: Revisão narrativa da literatura científica nacional e internacional, com foco em estudos de 2009 a 2022 sobre práticas inclusivas e políticas públicas para a educação de alunos com autismo.

Discussão: Evidenciou-se que a intervenção precoce, aliada à formação continuada dos professores e ao envolvimento da família, constitui um tripé fundamental para a implementação de processos educativos inclusivos. A literatura também destaca a importância de abordagens interdisciplinares e adaptações pedagógicas.

Conclusão: A consolidação de uma escola verdadeiramente inclusiva requer mudanças estruturais, pedagógicas e políticas baseadas na escuta ativa das necessidades dos alunos com TEA e no comprometimento dos agentes educacionais e gestores públicos.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.011-061

Publicado

2025-04-17

Como Citar

Castro, A. P. de C. do N. (2025). AUTISMO NA INFÂNCIA: CONSTRUINDO UM CAMINHO DE INCLUSÃO POR MEIO DA INTERVENÇÃO PRECOCE. Seven Editora, 1012-1017. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/6969