AUTISMO NA INFÂNCIA: CONSTRUINDO UM CAMINHO DE INCLUSÃO POR MEIO DA INTERVENÇÃO PRECOCE
Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Educação Inclusiva, Intervenção precoce, Avaliação Multidisciplinar, Políticas PúblicasResumo
Objetivo: Discutir os principais aspectos relacionados à inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com foco em estratégias de intervenção precoce e formação de professores.
Métodos: Revisão narrativa da literatura científica nacional e internacional, com foco em estudos de 2009 a 2022 sobre práticas inclusivas e políticas públicas para a educação de alunos com autismo.
Discussão: Evidenciou-se que a intervenção precoce, aliada à formação continuada dos professores e ao envolvimento da família, constitui um tripé fundamental para a implementação de processos educativos inclusivos. A literatura também destaca a importância de abordagens interdisciplinares e adaptações pedagógicas.
Conclusão: A consolidação de uma escola verdadeiramente inclusiva requer mudanças estruturais, pedagógicas e políticas baseadas na escuta ativa das necessidades dos alunos com TEA e no comprometimento dos agentes educacionais e gestores públicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anna Paulla de Carvalho do Nascimento Castro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.