A INTERTERRITORIALIDADE COMO PRINCÍPIO NECESSÁRIO À ARTE E AO ENSINO DE ARTE NAS ESCOLAS: DISCUSSÕES A PARTIR DE VIVÊNCIAS NO PIBID - SUBPROJETO ARTE
Palavras-chave:
Interterritorialidade, Arte, Ensino de Arte, PIBIDResumo
Este artigo busca tecer diálogos entre a arte e o ensino de arte nas escolas, instituições majoritariamente marcadas por dualismos e segmentações disciplinares. Investigamos a interterritorialidade como princípio rizomático da arte que pode reconectá-la às práticas escolares, intensificar uma pedagogia pela criação e produzir diferenciação na estrutura escolar. Discutimos os desafios e os sonhos que essa posição contra-hegemônica produz, os quais puderam ser vivenciados por uma estudante do Subprojeto PIBID Arte numa escola pública municipal que atende o Fundamental I em Campinas (SP). Ao final, com base no grande referencial de Ana Mae Barbosa, reafirmamos a potência e a possibilidade da interterritorialidade, caracterizada pela abertura ao encontro inclusive com a disciplinaridade não-programada, em modo de constante construção por meio da tentativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maya Matta Lopes, Marisa Martins Lambert

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.