USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE BIOTECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Biotecnologia, Ensino de ciências, Interdisciplinaridade, Metodologias AtivasResumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância do conhecimento tecnológico, incluindo a Biotecnologia. Este estudo, desenvolvido como parte das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Licenciatura em Química IFF Campus Itaperuna, teve por objetivo, desenvolver práticas educativas inovadoras para o ensino da Biotecnologia no ensino médio. Para tanto, utilizou-se metodologias ativas como apresentações interativas como mapas mentais e slides, jogos educacionais, experimentos práticos e visitas técnicas. As apresentações foram dadas para os alunos do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio e para os alunos do 1° e 2° ano do curso normal de professores. Durante as atividades aplicadas, foram passados exercícios de fixação, e os resultados demonstraram que inicialmente os alunos tinham pouco conhecimento sobre a Biotecnologia, mas desenvolveram significativo interesse durante as atividades. Os estudantes identificaram em várias áreas do seu cotidiano que a Biotecnologia estava presente, e mostraram elevado engajamento, especialmente nas atividades práticas e jogos. E, através de questionários específicos aplicados ao fim das práticas, obteve-se dados quantitativos que revelaram que 87,3% dos alunos do Curso Normal e 92,7% do Ensino Médio acertaram 70% ou mais das questões sobre Biotecnologia, com médias gerais de 8,7 e 9,1 acertos (em 10 questões). A avaliação qualitativa em relação às apresentações e o assunto escolhido foi positiva, com os alunos destacando termos como “interessante” e “importante” para descrever as atividades. Com isso, pode-se concluir que os recursos pedagógicos utilizados foram eficientes para o ensino e divulgação da Biotecnologia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Siloé Gonçalves Fernandes, Dante Barbosa Pereira Mozer, Vívian Vasques de Oliveira Leite, Rafael Pinheiro Caetano Damasceno

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.