EDUCAÇÃO NO BRASIL E NA CHINA: UMA ANÁLISE COMPARADA DE POLÍTICAS PEDAGÓGICAS
Palavras-chave:
Brasil, China, Educação, Análise ComparadaResumo
Este estudo compara políticas educacionais e práticas pedagógicas no Brasil e na China, com ênfase na adoção de metodologias ativas e na integração tecnológica. A pesquisa, fundamentada em uma revisão integrativa da literatura com base no protocolo PRISMA 2020, analisa 18 estudos publicados entre 2008 e 2025, majoritariamente dos últimos cinco anos. O objetivo é identificar convergências e divergências nos modelos educacionais, considerando governança, formação docente, avaliação e inclusão social. Os resultados indicam que ambos os países investem em práticas inovadoras como ABP e gamificação, promovendo o protagonismo estudantil. No Brasil, os principais desafios envolvem infraestrutura tecnológica e capacitação docente; na China, as barreiras estão ligadas à resistência cultural, apesar dos avanços estruturais e da centralização governamental. A integração tecnológica é mais consolidada na China, enquanto no Brasil a desigualdade regional dificulta a modernização. Conclui-se que, embora compartilhem metas semelhantes, os dois países adotam estratégias distintas, moldadas por suas especificidades políticas e culturais.
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Copyright (c) 2025 Antônia de Lima Sousa, Marcos Antônio Rodrigues Endlich, Sueli Gomes de Oliveira Monteiro, Angélica Pires da Rocha, Rosiane Moreira Souza Lisboa, Marinalva Soares de Sousa Campos, Luciene Evangelista Barbosa, Francisca Gilcileide de Andrade, Maria Ionara Silva de Sousa Oliveira, Marcos Vinícius Barros de Oliveira

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