PERCEPÇÃO ESCOLAR E MONOCULTIVO DO AÇAÍ EM IGARAPÉ-MIRI: UMA ANÁLISE CRÍTICA ATRAVÉS DO ESTADO DA ARTE
Palavras-chave:
Monocultivo do açaí, Percepção ambiental, Educação ambiental, Igarapé-Miri, AmazôniaResumo
O monocultivo do açaí, prática em expansão na região amazônica, apresenta impactos socioambientais e culturais significativos, especialmente em municípios como Igarapé-Miri, onde a atividade se destaca economicamente. Este artigo analisa a percepção dos estudantes de Igarapé-Miri sobre o monocultivo do açaí e suas implicações para a educação e a sustentabilidade local. Utilizando a metodologia de revisão sistemática da literatura, seguindo os critérios PRISMA, e consultando as bases de dados Scopus e Web of Science (2010-2023), investigou-se as interações entre educação, cultura e meio ambiente no contexto do monocultivo. Nessa pesquisa buscou-se (i) revisar a literatura estudantes em contextos de monocultivo, com ênfase no açaí; (ii) identificar suas preocupações e opiniões sobre os impactos do monocultivo na biodiversidade e na cultura local; e (iii) avaliar como a educação formal (escolarizada) e informal (experiências familiares, comunitárias e contato com a natureza) influencia suas percepções sobre práticas sustentáveis e conservação ambiental. Partindo da hipótese de que a percepção dos estudantes é moldada por fatores culturais, sociais e educacionais, refletindo diferentes níveis de compreensão e engajamento em relação à sustentabilidade, a pesquisa visou construir um arcabouço teórico que identifique lacunas no conhecimento e proponha intervenções educativas para fomentar uma visão mais holística e crítica sobre o cultivo do açaí. Espera-se que este estudo contribua para o debate sobre práticas educativas e sustentáveis em contextos de intensificação agrícola, destacando a importância da formação de jovens críticos e conscientes dos desafios socioambientais relacionados ao monocultivo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luciano Peres Correa, Yvens Ely Martins Cordeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.