A CRISE DE VALORES NA SALA DE AULA: REPERCUSSÕES DA CONTEMPORANEIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

  • Mariana Rocha Fontes
  • Gilcejane da Silva Pinto

Palavras-chave:

Educação contemporânea, Crise de valores, Desenvolvimento moral, Prática pedagógica

Resumo

Este artigo discute os impactos das transformações sociais, econômicas e culturais contemporâneas no ambiente escolar, especialmente na sala de aula. A partir de uma perspectiva macroestrutural, analisa-se a crise de valores que permeia a educação atual, com base nas teorias do desenvolvimento moral e em estudos que apontam possibilidades de ação pedagógica frente aos desafios da contemporaneidade. A pesquisa, de caráter teórico-reflexivo, visa contribuir com o debate sobre a ressignificação do espaço escolar, defendendo práticas pedagógicas que promovam tanto a individualidade quanto o senso de coletividade dos sujeitos.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.021-052

Publicado

2025-06-17

Como Citar

Fontes, M. R. ., & Pinto, G. da S. . (2025). A CRISE DE VALORES NA SALA DE AULA: REPERCUSSÕES DA CONTEMPORANEIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR. Seven Editora, 865-882. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/7336