NEOLOGISMO NA EDUCAÇÃO MÉDICA
Palavras-chave:
Termos médicos, Neologismo, Léxico, Nova palavraResumo
Desde a antiguidade, os neologismos se espalharam rapidamente no conhecimento e se espalharam por culturas e línguas; O papel do médico era transmitir confiança ao paciente por meio da comunicação, dessa forma a palavra desempenhava um papel importante nas práticas terapêuticas. O objetivo foi avaliar o ensino de neologismos na comunicação eficaz de estudantes de medicina de uma universidade em Guayaquil, República do Equador 2024.
Pesquisa básica, descritiva e explicativa, com abordagem qualitativa e delineamento de coorte transversal não experimental. A população é composta por 50 estudantes que coletaram 500 termos de estudantes e pacientes do Hospital Los Ceibos em Guayaquil, selecionando 100 novos termos para análise lexical com base nas características das subcategorias. Dois corpora, aluno e paciente, foram construídos de acordo com as palavras selecionadas.
Com a descrição da linguagem médica mencionada na consulta nos campos médico-paciente e paciente-médico, foram encontrados termos em cardiologia 23%, ginecologia 28%, gastroenterologia 12%, pneumologia 5%, infectologia 3%, neurologia 3%, cirurgia 10% e urologia 10%; tentando investigar as tendências lexicais do nosso corpus. Da mesma forma, observou-se a frequência de sua utilização em consultas ambulatoriais, ocupando mais tempo na consulta devido à comunicação proporcionada pelo profissional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Martha Verónica Placencia-Ibadango, Ramón Miguel Vargas-Vera, Francisca Eulalia Sánchez Quimis, Carmen Elizabeth Lucero Novillo, Alexandra María Alvarado-Álvarez, Gonzalo Rodrigo José Sarango Bravo, Kalid Stefano Vargas-Silva, Saúl Alexander Alencastro-Placencia, Silvia Maribel Placencia-Ibadango

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.