UMA ABORDAGEM SUSTENTÁVEL PARA O ENSINO MÉDIO: BIOPLÁSTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA – PARTE II
Palavras-chave:
Bioplástico, Ensino de Química, Educação AmbientalResumo
Este estudo teve como objetivo promover a conscientização ambiental entre alunos do ensino médio por meio de uma sequência didática que explora bioplásticos produzidos a partir de amido de milho, integrando conceitos químicos a reflexões sobre sustentabilidade. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, foi realizada com uma turma de 34 estudantes do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Ipojuca, e envolveu a aplicação de questionários pré e pós-intervenção para analisar a evolução dos conhecimentos sobre polímeros, plásticos convencionais, bioplásticos e impactos ambientais. A metodologia adotada incluiu aulas teóricas, debates e atividades experimentais alinhadas à abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Os resultados demonstraram um avanço significativo na compreensão dos conceitos abordados, destacando a relação entre teoria e prática. A síntese laboratorial de bioplástico se mostrou um recurso didático altamente eficaz, promovendo o engajamento dos alunos e consolidando o aprendizado. Todos os participantes relataram maior conexão entre o conteúdo teórico e suas aplicações cotidianas. A maioria dos estudantes demonstrou percepção acerca da importância dos bioplásticos como alternativa sustentável, ressaltando sua biodegradabilidade e origem renovável, mas também apontou desafios, como custos de produção e limitações técnicas. Conclui-se que a inserção de temas socioambientais no ensino de Química, aliada a metodologias ativas, fortalece a formação crítica dos estudantes e amplia sua conscientização sobre soluções sustentáveis. O estudo reforça a relevância de práticas pedagógicas inovadoras que aproximem a ciência de problemáticas reais, preparando os alunos para tomadas de decisão fundamentadas e responsáveis frente aos desafios ambientais contemporâneos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcos Antonio Sousa Barros, Pedro Almeida, Eden Cavalcante de Albuquerque Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.