O CONHECIMENTO SOBRE A PRÁTICA DA ATIVIDADE SEXUAL DO IDOSO COMO FERRAMENTA PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA
Palavras-chave:
Pessoa Idosa, Sexualidade, Educação em SaúdeResumo
Objetivo: identificar como os idosos vivenciam sua sexualidade em sua realidade, independentemente de sua orientação sexual.
Método: Revisão integrativa. Foram incluídos artigos completos disponíveis integralmente nas bases de dados, publicados entre 2015 e 2025, nos idiomas português, inglês e espanhol. Para a análise final resultaram 11 estudos.
Resultados: Foram incluídos 11 artigos, 10 produzidos no brasil e um no Irã. Oito abordavam situações vivenciadas pelos idosos e três reportavam ações de profissionais de saúde voltadas a sexualidade do idoso. Observou-se que a atividade sexual está presente na vida do idoso, mesmo frente as alterações fisiológicas e de saúde.
Considerações finais: A atividade sexual é inerente a vida dos idosos, mesmo diante de comorbidades. É fundamental que os profissionais de saúde reconheçam essa realidade, evitando negligenciar ou invisibilizar a sexualidade na fase mais avançada da vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Emilia Marcondes Barbosa, Maria Cristina Umpierrez Vieira, Evani Marques Pereira, Vanderleia Rosa Siqueira, Iria Barbara, Millene Nunes, Juliana Rodrigues Hamm

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.