O CONHECIMENTO SOBRE A PRÁTICA DA ATIVIDADE SEXUAL DO IDOSO COMO FERRAMENTA PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Maria Emilia Marcondes Barbosa
  • Maria Cristina Umpierrez Vieira
  • Evani Marques Pereira
  • Vanderleia Rosa Siqueira
  • Iria Barbara
  • Millene Nunes
  • Juliana Rodrigues Hamm

Palavras-chave:

Pessoa Idosa, Sexualidade, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: identificar como os idosos vivenciam sua sexualidade em sua realidade, independentemente de sua orientação sexual.

Método: Revisão integrativa. Foram incluídos artigos completos disponíveis integralmente nas bases de dados, publicados entre 2015 e 2025, nos idiomas português, inglês e espanhol. Para a análise final resultaram 11 estudos.

Resultados: Foram incluídos 11 artigos, 10 produzidos no brasil e um no Irã. Oito abordavam situações vivenciadas pelos idosos e três reportavam ações de profissionais de saúde voltadas a sexualidade do idoso. Observou-se que a atividade sexual está presente na vida do idoso, mesmo frente as alterações fisiológicas e de saúde.

Considerações finais: A atividade sexual é inerente a vida dos idosos, mesmo diante de comorbidades. É fundamental que os profissionais de saúde reconheçam essa realidade, evitando negligenciar ou invisibilizar a sexualidade na fase mais avançada da vida.

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2025.031-027 

Publicado

2025-09-15

Como Citar

Barbosa, M. E. M. ., Vieira, M. C. U. ., Pereira, E. M. ., Siqueira, V. R. ., Barbara, I. ., Nunes, M. ., & Hamm, J. R. . (2025). O CONHECIMENTO SOBRE A PRÁTICA DA ATIVIDADE SEXUAL DO IDOSO COMO FERRAMENTA PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA. Seven Editora, 410-426. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8051