AVALIAÇÃO E PROSPECÇÃO DO ATENDIMENTO/CUIDADO A GRUPOS ÉTNICOS EM SITUAÇÕES URBANAS ATRAVÉS DO JARDIM MEDICINAL
Palavras-chave:
Avaliação Qualitativa de Serviços de Saúde, Atenção Psicossocial, Grupos Étnicos e Indígenas em Situações Urbanas, Cuidado por meio de uma Horta, Tecnologia Social para o EtnodesenvolvimentoResumo
A avaliação de serviços de saúde em medicina investiga através de metodologia qualitativa para, por intermédio de respostas e depoimentos dos participantes, ser construída a visão de grupo acerca de determinada temática de interesse ou demanda. A característica da equipe voluntária do Núcleo de Estudos, Pesquisa, Assistência e Atenção Dr Benoit Mure do Serviço de Homeopatia da 7ª Enfermaria do Hospital Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro é o predomínio de pessoas maduras e idosas em plena atividade. Após o período de distanciamento social na pandemia por Covid19, a equipe optou por comparecer presencialmente para avaliar a questão do “espaço de saúde - jardim sensorial”, planejado por eles. Após um ano e meio, era o momento de todo este empenho ser avaliado e todos os imprevistos ocorridos apreciados, através de uma retrovisão para, a seguir, avançar-se elaborando a prospecção para novos delineamentos do jardim no serviço, e como isso seria feito, caso o projeto prosseguisse. O objetivo foi avaliar na perspectiva dos usuários, funcionários e voluntários como estava um serviço que foi concretizado por todos, o horto medicinal sensorial, em seus desafios e possibilidades. Têve como objetivos específicos: descrever criação e trajetória do espaço jardim; descrever desafios e fortalezas do espaço jardim; elencar possibilidades de manutenção, redimensionamento e sustentação do espaço jardim. Destaca-se a relevância do investimento no diagnóstico avaliativo quanto ao aprendizado da metodologia combinada utilizada (Delphi e grupo focal), quando foi possível elencar resultados qualitativos de maneira consistente, tendo sido gerados diversificados produtos de Tecnologia Social à comunidade para educação em saúde e promoção à saúde. Concluiu-se que o espaço jardim cumpre sua finalidade e o projeto poderia ser reiniciado com a participação do grupo de usuários, funcionários e voluntários para seguir rumo à revitalização do mesmo. A perspectiva foi a retomada das atividades deliberadas pelo trabalho de fortalecimento de grupo e de desenvolvimento de competência cultural aos participantes nesta experiência intercultural. Pôde-se esclarecer a questão norteadora, respondendo-a coletivamente. Tal metodologia potencializou a voz de todos participantes do projeto, enquanto produtores do conhecimento. A energia perversa do período foi suplantada pela postura saudável da equipe. A relevância de um serviço de profissionais voluntários que prosseguem em um projeto cuja coautoria é deles, é máxima.
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