ANÁLISE DAS BULAS E A CONTRIBUIÇÃO PARA O USO RACIONAL DE MEDICAMENTO
Palavras-chave:
Bula, Bula de Medicamento, Uso Racional de MedicamentoResumo
Objetivo: avaliar como a bula têm influenciado na utilização correta e como isso afeta na adesão ao tratamento. Introdução: As bulas baseiam-se nas informações sobre os medicamentos enviadas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária para depois serem aprovadas. Altas taxas de adoecimento da população e a prevalência de doenças crônicas, aumentou-se também o uso de medicamento de forma irracional.
Método: Foi realizado uma revisão de literatura, com abordagens qualitativas, sobre as bulas de medicamentos. As bases de dados utilizadas foram: Scielo, BVS e PubMed. Utilizou-se os descritores: “Bula”, “Bula de medicamento”, “Uso racional”.
Resultados e discussão: A maioria dos consumidores de fármacos no Brasil são as pessoas idosas, trazendo dados que comprovam que essa população tem mais problemas de saúde e doenças crônicas. Valores estimados que 35% dos insumos sejam utilizados pela automedicação.
Conclusão: Conclui-se que que as bulas são muito importantes na vida dos usuários de medicamentos e por isso deve ser clara e de fácil interpretação para auxiliar na terapêutica correta, bem como informar sobre os malefícios, contribuindo para o uso racional de medicamentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Aliciane Oliveira Meira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.