BATUQUES À MINA: EDUCAÇÃO DE TERREIRO E PROCESSOS DE TRASMISSÃO MUSICAL

Autores

  • Laurenir Santos Peniche
  • José Valdinei Albuquerque Miranda

Palavras-chave:

Música Afro-Brasileira, Tambor de Mina, Processos de Transmissão, Educação Musical Afrocentrada

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo sobre as origens e os processos de transmissão musical num terreiro de Mina Jeje Nagô em Belém do Pará, a Mina é uma religião tipicamente Afro-Amazônica mais difundida no estado do Pará. Nesse contexto, a música é um elemento indissociável, exerce função comunicativa, presente em seus rituais, bem como está intimamente relacionada com elementos extramusicais, como a dança e a mitologia dos orixás, as divindades africanas e afrobrasileiras. Visando extrapolar os conteúdos cotidianos, pesquisar as atividades musicais dos terreiros de Mina para fomentar uma reflexão sobre as práticas educacionais tradicionais e contemporâneas. Entender o universo religioso do Tambor de Mina, foi considerado oportuno, para revisar os conceitos de cultura e educação e auxiliar na compreensão desse sistema que envolve a música. Sendo assim, contando com a pesquisa bibliográfica e de campo onde foi estabelecido o diálogo com os músicos dos terreiros assim como, foi realizada uma revisão bibliográfica tendo como suporte teórico autores das áreas da educação, da educação musical, da etnomusicologia, bem como, obras específicas sobre cultura e a respeito da música no terreiro, além da entrevista com a Yalorixá e o tambor guia da Kuênãbossizô – Casa do vento no caminho do fogo localizada no conjunto Pedro Teixeira, estes são alguns dos autores. Portanto, mediante uma visão global do ambiente cultural do Tambor de Mina, almejamos trazer da mesma e suas contribuições para uma educação musical afrocentrada.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.036-003

Publicado

2025-10-14

Como Citar

Peniche, L. S. ., & Miranda, J. V. A. . (2025). BATUQUES À MINA: EDUCAÇÃO DE TERREIRO E PROCESSOS DE TRASMISSÃO MUSICAL. Seven Editora, 47-72. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8245