OS PILARES INVISÍVEIS DA EDUCAÇÃO: A DEDICAÇÃO SILENCIOSA DOS PROFESSORES MUNICIPAIS DE MANAUS

Autores

  • Elka Maria Freitas do Nascimento
  • Elenilson de Sena Garcia
  • Francisco dos Santos Nogueira
  • Priscila Lima de Freitas
  • Silvângela da Silva Cunha
  • Stela Mary N. Braga
  • Welhington dos Santos Coelho

Palavras-chave:

Invisibilidade Institucional, Professor Municipal, Adoecimento Docente

Resumo

Este artigo desvenda o paradoxo da invisibilidade institucional que recai sobre os professores da rede municipal de Manaus. Analisando a dedicação incansável desses profissionais em contraste com a ausência de reconhecimento efetivo de gestores, o estudo argumenta que a desvalorização crônica se manifesta na sobrecarga de funções (suplência social) e em graves consequências para a saúde. A pesquisa quantifica o adoecimento docente – especialmente os altos índices de burnout – e critica a subnotificação de licenças, que mascara o sofrimento real. Conclui-se que a valorização não é um ato de cortesia, mas um imperativo estratégico para a sustentabilidade da educação pública, cujos pilares são invisivelmente sustentados pelo esforço desses educadores.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.038-005

Publicado

2025-10-16

Como Citar

do Nascimento, E. M. F. ., Garcia, E. de S. ., Nogueira, F. dos S. ., de Freitas, P. L. ., Cunha, S. da S., Braga, S. M. N. ., & Coelho, W. dos S. (2025). OS PILARES INVISÍVEIS DA EDUCAÇÃO: A DEDICAÇÃO SILENCIOSA DOS PROFESSORES MUNICIPAIS DE MANAUS. Seven Editora, 47-59. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8272