OS PILARES INVISÍVEIS DA EDUCAÇÃO: A DEDICAÇÃO SILENCIOSA DOS PROFESSORES MUNICIPAIS DE MANAUS
Palavras-chave:
Invisibilidade Institucional, Professor Municipal, Adoecimento DocenteResumo
Este artigo desvenda o paradoxo da invisibilidade institucional que recai sobre os professores da rede municipal de Manaus. Analisando a dedicação incansável desses profissionais em contraste com a ausência de reconhecimento efetivo de gestores, o estudo argumenta que a desvalorização crônica se manifesta na sobrecarga de funções (suplência social) e em graves consequências para a saúde. A pesquisa quantifica o adoecimento docente – especialmente os altos índices de burnout – e critica a subnotificação de licenças, que mascara o sofrimento real. Conclui-se que a valorização não é um ato de cortesia, mas um imperativo estratégico para a sustentabilidade da educação pública, cujos pilares são invisivelmente sustentados pelo esforço desses educadores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Elka Maria Freitas do Nascimento, Elenilson de Sena Garcia, Francisco dos Santos Nogueira, Priscila Lima de Freitas, Silvângela da Silva Cunha, Stela Mary N. Braga, Welhington dos Santos Coelho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.