PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS E TRABALHO DOCENTE: TENSÕES ENTRE A FORMAÇÃO INSTRUMENTAL E A PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA

Autores

  • Francieli Aparecida Betiate
  • José Luis Derisso

Palavras-chave:

Pedagogia das Competências, Trabalho Docente, Formação Humana

Resumo

Este artigo analisa a influência da Pedagogia das Competências na reconfiguração do trabalho docente e nas concepções contemporâneas de formação humana, evidenciando o modo como políticas educacionais, marcadas pela lógica administrativa e pela adaptação às demandas do mercado, subordinam as práticas pedagógicas a um viés produtivista. Discute-se o impacto desse modelo na intensificação das tarefas do professor, na precarização de sua autonomia e na difusão de perspectivas pragmáticas que promovem a culpabilização individual pelo fracasso escolar. Ressalta-se, ainda, a tensão entre a formação técnica e o desenvolvimento crítico, esclarecendo que a busca de resultados imediatos negligencia as condições estruturais e impede a consolidação de uma perspectiva emancipatória. Para tanto, procede-se a uma análise, baseada em revisão bibliográfica, que permite compreender os efeitos da Pedagogia das Competências sobre as práticas pedagógicas e a formação docente. Ao final, aponta-se para a importância de condições objetivas de trabalho, articuladas à valorização de uma pedagogia crítica que sustente um projeto democrático e humanizador de educação.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.038-009

Publicado

2025-10-29

Como Citar

Betiate, F. A., & Derisso, J. L. (2025). PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS E TRABALHO DOCENTE: TENSÕES ENTRE A FORMAÇÃO INSTRUMENTAL E A PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA. Seven Editora, 109-124. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8351