O INTERESSE DOS SUJEITOS AUTISTAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL: ROMPENDO PRECONCEITOS E ESTIGMAS

Autores

  • Maycon Nogueira da Cruz Souza
  • Tainara Trindade de Carvalho
  • Kamila Aparecida Lima Lopes
  • Cleide Vitor Mussini Batista

Palavras-chave:

Interesse, Preconceitos, Alunos Autistas

Resumo

Este artigo investiga os fatores que despertam o interesse dos alunos autistas durante o processo de aprendizagem, buscando desafiar e desconstruir preconceitos frequentemente associados a elas no discurso social. Dessa forma, através de uma análise teórica, baseada em artigos científicos e livros, exploramos como o ambiente educacional pode ser estruturado para melhor atender às necessidades e potencialidades desses alunos, promovendo uma experiência de aprendizado mais engajadora e inclusiva, onde se baseia no processo de rompimento desses vínculos predeterminados pela sociedade. Portanto, nesse sentido, o ato de explorar e interligar os desejos próprios desses alunos e de suas especificidades com um ambiente educacional rico, proveitoso e livre das amarras sociais se vê “amarrado” em um ideal que essa pesquisa busca demonstrar, onde o sujeito se torna seu próprio guia durante o processo de aprendizagem, e não mais os preconceitos vinculados a eles. 

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.038-014

Publicado

2025-11-02

Como Citar

Souza, M. N. da C., Carvalho, T. T. de, Lopes, K. A. L., & Batista, C. V. M. (2025). O INTERESSE DOS SUJEITOS AUTISTAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL: ROMPENDO PRECONCEITOS E ESTIGMAS . Seven Editora, 188-204. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8369