CARACTERÍSTICAS IDENTITÁRIAS DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL RELACIONADAS AO CONTEXTO ESCOLAR
Palavras-chave:
Identidade Docente, Educação Básica, Trabalho Docente, Entrevistas NarrativasResumo
Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria e é um recorte da dissertação de mestrado: “Implicações do contexto escolar na identidade profissional de professores dos anos finais do Ensino fundamental em uma escola de Santa Maria - RS”. O estudo sobre a identidade docente não é algo novo, porém, nas últimas décadas, com as transformações que percebemos na nossa sociedade, vem apresentando novos paradigmas. Este artigo objetiva compreender como os professores definem/caracterizam os aspectos identitários de seu coletivo de trabalho profissional e quais são as características identitárias que os professores atribuem à atuação na escola pesquisada. Trata-se de um estudo qualitativo, no qual foram realizadas entrevistas narrativas, que abordaram as percepções dos docentes sobre sua identidade profissional e como a realidade escolar se relaciona com o desenvolvimento do seu trabalho docente. As fontes de dados para a pesquisa são os professores da escola Arco-íris, cinco docentes da Educação Básica. Como resultados, a pesquisa evidencia a complexidade da docência em contextos de vulnerabilidade social, onde os professores atuam além da transmissão de conteúdo, sendo agentes de acolhimento e transformação. A identidade docente é marcada por empatia, adaptabilidade e compromisso ético. Concluir esta pesquisa foi mais do que um exercício acadêmico; foi um ato de escuta, de reconhecimento e de compromisso com a docência em sua forma mais humana.
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