PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO 11º ANO SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM SUA APRENDIZAGEM DE INGLÊS

Autores

  • Katherin Del Carmen Rodríguez Montero
  • Pastor Pablo Pérez Ramos

Palavras-chave:

Aprendizagem do Inglês, Percepção, Educação Secundária, Fatores, Estudantes

Resumo

O idioma inglês é uma língua de grande relevância em nível mundial. Nas últimas décadas, o domínio desse idioma tem possibilitado o acesso a diversas oportunidades nos âmbitos acadêmico, profissional e cultural. No ensino médio, o aprendizado do inglês é influenciado por fatores internos e externos. O objetivo desta pesquisa é analisar as percepções dos estudantes do 11.º ano sobre os fatores que influenciam sua aprendizagem do idioma inglês. O estudo insere-se no paradigma quantitativo, adotando uma abordagem descritiva, não experimental e transversal. Os resultados demonstram que os fatores que mais impactam a aprendizagem do inglês entre os estudantes do 11.º ano são: o valor instrumental do idioma (futuro, viagens, recursos), a motivação e a confiança pessoal (autoeficácia vs. ansiedade), as práticas pedagógicas (atividades, materiais, papel do professor) e os hábitos extraclasse (baixo contato com o inglês autêntico). Em conclusão, os estudantes do 11.º ano reconhecem o valor do inglês para sua vida futura e estão conscientes dos fatores que influenciam sua aprendizagem.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.038-025

Publicado

2025-11-09

Como Citar

Montero, K. D. C. R., & Ramos, P. P. P. (2025). PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO 11º ANO SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM SUA APRENDIZAGEM DE INGLÊS. Seven Editora, 386-404. https://sevenpubl.com.br/editora/article/view/8435