TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUAS(GENS) E NA PRÁTICA DOCENTE
Palavras-chave:
Ensino Híbrido, Línguas(gens), Prática Pedagógica, TecnologiasResumo
Este artigo é um recorte da tese doutoral, que objetiva investigar como a implementação de metodologias ativas, colaborativas e híbridas, mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), na condução das atividades pedagógicas contribuíram para os processos de ensino e de aprendizagem de Línguas(gens), no período de distanciamento social, no Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Santarém, PA. A investigação parte de uma questão central, desmembrada em três questões norteadoras sobre limites e possibilidades de aplicação das TDICs como recurso didático-pedagógico no ensino presencial e ensino remoto emergencial (ERE) na área de Línguas(gens). Da área da Linguística Aplicada, a pesquisa é qualitativa e interpretativista com abordagem etnográfica, sustentada em Clifford (2002) e Flick (2009). Na análise da técnica de entrevista focal on-line síncrono (Murray, 1997; Gondim, 2002), segue a metodologia da Análise de Conteúdo, em Bardin (2016). Fundamentada nos estudos de Lévy (2010), Alves (2020), Bortoni-Ricardo (2008), Moita Lopes (2006), Kenski (2013), Zulfa (2021), Hodgers et al. (2020), Moran (2017; 2018; 2019), o corpus de análise é constituído pelos relatos de experiência sete (7) professore(as) de Línguas(gens) do IFPA/Santarém. A partir da exploração/análise dos relatos de experiência conclui que o maior desafio no ensino Línguas(gens) decorreu do ERE, potencializado pela restrição do contato presencial, dificuldade de acesso à Internet, para exploração das TDICs, posto que os(as) professores(as) já exploravam tais metodologias no ensino. Assim, pela exploração das metodologias ativas, colaborativas e híbridas através das TDICs, espera-se que os docentes analisem, repensem e (re)construam suas práticas pedagógicas no ensino presencial.
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