JOGOS COMO METODOLOGIA ATIVA: POTENCIALIZANDO O ENGAJAMENTO E A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv4n4-004Palavras-chave:
Metodologia Ativa, Jogos Educacionais, Engajamento Estudantil, Aprendizagem InterativaResumo
Este artigo explora a importância dos jogos como metodologia ativa no contexto educacional, destacando os benefícios que essa abordagem oferece para o ensino e a aprendizagem. A metodologia ativa, que coloca os alunos no centro do processo educacional, busca promover um aprendizado mais envolvente e significativo. Os jogos, ao serem incorporados como uma ferramenta pedagógica, proporcionam um ambiente interativo e dinâmico que estimula a participação ativa dos alunos. Os jogos oferecem várias vantagens, incluindo o aumento da motivação e do engajamento dos alunos. Através de desafios e recompensas, os jogos tornam o aprendizado mais atrativo e estimulante, facilitando uma compreensão mais profunda dos conceitos. Além disso, os jogos favorecem o desenvolvimento de habilidades essenciais, como a resolução de problemas, a colaboração e a comunicação. Ao trabalhar em equipe e enfrentar desafios, os alunos aprimoram suas competências sociais e emocionais. A metodologia ativa também promove a personalização da aprendizagem. Os jogos permitem ajustar os desafios de acordo com as necessidades individuais dos alunos, o que contribui para uma experiência educacional mais adaptada e eficaz. Por fim, os jogos podem melhorar a avaliação formativa, oferecendo feedback contínuo e possibilitando ajustes nas estratégias de ensino. Em suma, a utilização de jogos como metodologia ativa representa uma abordagem inovadora que transforma o ensino, tornando-o mais interativo, adaptativo e motivador.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Aline dos Santos Moreira de Carvalho, Anderson Kley Baumgartner Câmara Pinheiro, Lucélia Jagobucci, Bárbara Caze Baptista, Ytalo Monteiro, Priscila da Silva Fraga, Rosiane Fernandes da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.