METODOLOGIAS INOVADORAS E O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA OTIMIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Raimundo Nonato da Costa Bastos

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv4n4-014

Palavras-chave:

Metodologias Inovadoras, Inteligência Artificial, Prática Docente, Inovação Pedagógica, Ensino-aprendizagem

Resumo

Este artigo discute a integração entre metodologias inovadoras e a inteligência artificial (IA) no contexto educacional, evidenciando suas contribuições para a qualificação da prática docente. A partir de uma abordagem qualitativa e exploratória, fundamentada em pesquisa bibliográfica, o estudo analisa como recursos como sala de aula invertida, gamificação, aprendizagem baseada em projetos e plataformas adaptativas, quando combinados à IA, podem promover o protagonismo estudantil e a personalização do ensino. Destaca-se que a IA, ao fornecer dados pedagógicos em tempo real, potencializa a tomada de decisões docentes e favorece intervenções mais eficazes. Conclui-se que, embora promissora, essa integração requer investimento em formação continuada, infraestrutura tecnológica e políticas educacionais que assegurem uma aplicação ética e responsável das tecnologias.

Downloads

Publicado

2025-08-04

Edição

Seção

Articles

Como Citar

METODOLOGIAS INOVADORAS E O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA OTIMIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE. (2025). International Seven Journal of Multidisciplinary, 4(4), 200-208. https://doi.org/10.56238/isevmjv4n4-014