METODOLOGIAS INOVADORAS E O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA OTIMIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv4n4-014Palavras-chave:
Metodologias Inovadoras, Inteligência Artificial, Prática Docente, Inovação Pedagógica, Ensino-aprendizagemResumo
Este artigo discute a integração entre metodologias inovadoras e a inteligência artificial (IA) no contexto educacional, evidenciando suas contribuições para a qualificação da prática docente. A partir de uma abordagem qualitativa e exploratória, fundamentada em pesquisa bibliográfica, o estudo analisa como recursos como sala de aula invertida, gamificação, aprendizagem baseada em projetos e plataformas adaptativas, quando combinados à IA, podem promover o protagonismo estudantil e a personalização do ensino. Destaca-se que a IA, ao fornecer dados pedagógicos em tempo real, potencializa a tomada de decisões docentes e favorece intervenções mais eficazes. Conclui-se que, embora promissora, essa integração requer investimento em formação continuada, infraestrutura tecnológica e políticas educacionais que assegurem uma aplicação ética e responsável das tecnologias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Raimundo Nonato da Costa Bastos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.