EXPLORAÇÕES BRINCANTES NO ESPAÇO ESCOLAR INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv4n4-020Palavras-chave:
Pedagógico, Brinquedos, Brincadeiras, CriançaResumo
O artigo em questão antecipa os princípios presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao abordar o valor pedagógico dos brinquedos e das brincadeiras no contexto da educação infantil. Tais elementos são destacados como ferramentas essenciais para o desenvolvimento cognitivo das crianças, funcionando não apenas como atividades recreativas, mas como verdadeiros instrumentos didáticos e metodológicos. A brincadeira é compreendida como uma forma natural e privilegiada de aprendizagem, por meio da qual a criança interage com o mundo, experimenta novas possibilidades, expressa sua criatividade e desenvolve habilidades críticas e sociais. Ao brincar, a criança elabora simbolicamente a realidade, observa e imita o comportamento dos adultos, constrói significados e avança em diferentes etapas do seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social. O brincar deixa de ser apenas um momento lúdico e passa a ser compreendido como uma prática educativa fundamental para a formação integral da criança.
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